Welcome, choose your language!
Bienvenido, elija su idioma!
Willkommen, wählen Sie Ihre Sprache!
Bienvenue, choisissez votre langue!
ようこそ、あなたの言語を選択します!

2 de março de 2010

Terremoto do Chile deslocou o eixo da Terra e encurtou o dia! (NASA)

O terremoto que matou mais de 700 pessoas no Chile, em 27 de fevereiro, provavelmente, deslocou o eixo da Terra e encurtou o dia, disse o cientista da NASA (National Aeronautics and Space Administration).

Os terremotos podem implicar a transferência de centenas de quilômros das rochas por vários metros, mudando a distribuição da massa do planeta. Isso afeta a rotação da Terra, disse Richard Gross, geofísico do Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia, que usa um modelo de computador para calcular os efeitos.
"A duração do dia deve ter começado mais curto por 1,26 microssegundos (milionésimos de segundo)," Gross, disse hoje em um e-mail no qual respondeu às perguntas e disse "O eixo sobre o qual a massa da Terra é equilibrada deve ter movido por 2,7 milisegundos (cerca de 8 centímetros ou 3 polegadas)."

As mudanças podem ser modeladas, mas são difíceis de detectar fisicamente devido à sua pequena dimensão, disse Gross. Algumas mudanças podem ser mais evidentes, e as ilhas podem ter mudado, de acordo com Andreas Rietbrock, professor de Ciências da Terra da Universidade de Liverpool do Reino Unido, que estudou a área impactada, embora não desde o último tremor.
A Ilha de Santa Maria da costa perto de Concepcion, cidade do Chile, a segunda maior, pode ter sido levantada 2 metros (6 pés) como resultado do último terremoto, Rietbrock disse hoje em uma entrevista por telefone. Também disse que as rochas não mostram evidências de terremotos passados com deslocamento para cima da ilha no passado.

“Efeito Ice-skating”

"É o que chamamos de efeito patinadora de gelo", DavidKerridge, chefe dos perigos associados a Terra e os sistemas na British Geological Survey, em Edimburgo, disse hoje em uma entrevista por telefone. "Como o patinador de gelo quando vai ao redor em um círculo, e puxa os braços dentro, ela fica mais e mais rápido. É a mesma idéia com a Terra em torno que altera a distribuição da massa e com isso a taxa de rotação muda."
Rietbrock disse que não tem sido capaz de entrar em contato com os sismólogos em Concepcion para discutir o terremoto, que registrou 8,8 graus na escala Richter.
"O que definitivamente o terremoto fez foi fazer o anel da Terra como um sino," Rietbrock disse.
A magnitude 9,1 de Sumatra, em 2004, que gerou um tsunami no Oceano Índico encurtou o dia de 6,8 microssegundos e deslocou o eixo em cerca de 2,3 milissegundos, disse Gross.
As mudanças aconteceram no dia e continuam "para sempre", , Disse Benjamin FongChao que é “decano(?)” de Ciências da Terra da Universidade Central Nacional de Taiwan, por um e-mail.
"Esta pequena contribuição é enterrado em mudanças maiores devido a outras causas, como a massa atmosférica que circulam na Terra", disse Chao.




 

Fonte:
Data: 1 de março
Midia: Bloomberg//NASA
Tradução: DCS LIVE

1 comentários:

Anônimo | 9 de março de 2013 às 00:16  

Ηi! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would be okay. I'm аbsolutеly enjоying your blog anԁ look forwaгd
to neω updаtes.

Feel free to surf to my blog; http://www.getdumpsterrentals.com/tennessee/dumpster-rentals-in-mcminnville-tn

Postar um comentário

O seu comentário será moderado a primeira vez que você faz como se você incluir links. De lá não ser necessário se você usar os mesmos dados e manter sua sanidade. Não serão publicados insultos, difamação ou desrespeito para os leitores e comentadores neste blog.

Related Posts with Thumbnails