Welcome, choose your language!
Bienvenido, elija su idioma!
Willkommen, wählen Sie Ihre Sprache!
Bienvenue, choisissez votre langue!
ようこそ、あなたの言語を選択します!

6 de janeiro de 2010

Lançamento de satélites enfrenta barreiras em Alcântara (MA)

O programa espacial brasileiro enfrenta mais um obstáculo na tentativa de se sobressair no mercado internacional de lançamento de satélites. Recentemente, a empresa binacional ACS (Alcântara-Cyclone Space), uma união do Brasil e da Ucrânia, renunciou a disputa por terras com comunidades quilombolas no Maranhão.

A ACS deverá se instalar numa área da Aeronáutica dentro do Centro de Lançamento de Alcântara pagando um aluguel de R$ 113 mil. Segundo a empresa, a área é suficiente para o desenvolvimento da plataforma de lançamentos do Cyclone-4, mas adia o projeto do governo de transformar a região em um parque tecnológico.

É um processo lento, no qual os quilombolas precisam ser convencidos a abrirem mão de algumas de suas áreas para que outras empresas se instalem, diz o diretor Roberto Amaral. Em troca, o desenvolvimento local poderá trazer novas perspectivas para a vida social da região.
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, ainda não abriu mão do projeto. Ganem quer levar a Alcântara o mesmo modelo de desenvolvimento da Guiana Francesa. A ACS quer criar até 1.200 empregos quando os foguetes estiverem sendo lançados no Centro de Alcântara.

Já os quilombolas veem com grande desconfiança os benefícios trazidos pelo Programa Espacial Brasileiro e o relatório de impacto ambiental do projeto da ACS. Os moradores relembram a criação do Centro de Lançamento de Alcântara, na década de 1980, quando comunidades inteiras foram transferidas para regiões afastadas.

Hoje, as famílias que dependem da pesca e viviam perto do litoral, precisam caminhar a pé cinco horas para conseguir pescar. Os moradores reclamam que os lotes são muito pequenos e pouco férteis. Muitas casas já foram, inclusive, abandonadas.

Em meio às dificuldades, o projeto de colocar um foguete brasileiro em órbita este ano está atrasado. O VLS (Veículo Lançador de Satélites) que pretende colocar satélites de até 400 kg em órbita baixa foi retomado, mas só deve ter um primeiro lançamento experimental em 2011.

Fonte:
Foto: Visão aérea do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, em 2008.

Ministério da Ciência e Tecnologia.

0 comentários:

Postar um comentário

O seu comentário será moderado a primeira vez que você faz como se você incluir links. De lá não ser necessário se você usar os mesmos dados e manter sua sanidade. Não serão publicados insultos, difamação ou desrespeito para os leitores e comentadores neste blog.

Related Posts with Thumbnails